03:42
h2onews.org
15,2 mil
Virgem de Luján, Mãe dos pobres e humildes. O Santuário de Luján, na Argentina, é um dos centros de peregrinação mais importantes da América Latina. Encontra-se aproximadamente a 60 quilômetros da …Mais
Virgem de Luján, Mãe dos pobres e humildes.

O Santuário de Luján, na Argentina, é um dos centros de peregrinação mais importantes da América Latina. Encontra-se aproximadamente a 60 quilômetros da capital, Buenos Aires. A lenda narra que no ano de 1630 um português de nome Farías pediu a um seu amigo que lhe enviasse do Brasil uma imagem da Imaculada Conceição de Maria para colocá-la em uma capela que estava construindo em Sumampa.
Pouco depois recebeu duas imagens; uma da “Imaculada Conceição” e outra de Maria como “Mãe de Deus”. Uma vez chegadas as imagens foram colocadas em uma carroça e iniciaram uma viagem para o norte; pararam à beira do rio Luján para passar a noite; porém na manhã seguinte se deram conta de que os bois não podiam mover a carroça apesar mesmo tirando todo o peso. Com grande esforço tiraram a caixa que continha a imagem da Imaculada Conceição e somente assim puderam mover a carroça. Os condutores entenderam isso como um sinal de que a Virgem queria ficar naquele lugar para ser venerada.
É considerado pelos argentinos como um lugar especial para que as crianças recebam o sacramento do Batismo; e também como lugar de penitências. O lugar começou a se popular com os devotos da Virgem. Desta forma o lugar se transformou em uma aldeia que se chamou Povoado de Nossa Senhora de Luján, em 1755 foi-lhe ortogado o título de Vila. A devoção pela Virgem foi crescendo ano após ano, assim como os milagres que ocorreram e no dia 23 de outubro de 1730, Luján era instituída Paróquia. É assim até quando no dia 4 de maio de 1890 tiveram início as obras da atual Basílica.
A imagem é de 38 centímetros, de terra cota e seu rosto é oval, de cor morena. Os pés da Virgem se apóiam sobre nuvens, das quais surge uma meia lua e quatro cabeças de querubins, com suas asas abertas. Está coberta com uma túnica branca e manto azul -celeste. Tem as mãos juntas no peito. No dia 3 de dezembro de 1871 se realizou a primeira peregrinação geral ao Santuário de Luján e desde então milhões de pessoas vão ali todos os anos. Atualmente, a festa principal se celebra no dia 8 de maio. Pedimos-Te Mãe, que extingas o ódio, que canceles as ambições desmedidas, que arranques a ânsia febril de só querer os bens materiais e derrame sobre nosso solo, a semente da humildade, da compreensão. Arranques a erva má da soberba, que nenhum Caín possa montar sua tenda sobre nosso solo, porém tão pouco que nenhum Abel inocente banhe com seu sangue nossas ruas.
www.c21tv.com.ar
www.basilicadelujan.org.ar
Adriana Pereira
É a Mãe de Deus que nos escolhe, é Ela que escolhe onde quer ser venerada.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!